Será?

Esboço de camisa brasileira (reprodução/facebook)


Que o sonho dos esportes de inverno do Brasil sempre foi atingir o maior número de adeptos e ter praticantes em todas as modalidades não é novidade para ninguém. Os nossos dirigentes sempre demonstraram essa vontade. 

Mas não deixa de ser curioso ver esse esboço de um uniforme brasileiro para a modalidade do hóquei no gelo(está presente até no site da Federação Internacional aqui). O esporte é a principal modalidade coletiva dos esportes de inverno e precisa de, pelo menos, dez jogadores. E se já é difícil achar um ou outro para competir em esportes individuais, imagine reunir dez pessoas em torno de um objetivo comum para jogar hóquei no gelo num país sem neve. 

Em todo o caso o presidente Eric Maleson deixa no ar essa possibilidade de uma equipe estar surgindo. "Sim Gustavo, muito trabalho pela frente! O Brasil vai surpreender!", limitou-se a dizer Eric através do Facebook. 

Tirando o fator de adaptação, uma solução para o suposto hóquei de gelo brasileiro seria apostar em jogadores do hóquei inline, uma variação da modalidade e que possui regras bem semelhantes da disputa do gelo - tanto que é a IIHF (Federação Internacional de Hóquei no Gelo) que regulamenta o esporte. 

O Brasil tem uma certa tradição na modalidade, com várias equipes, campeonato brasileiro e disputa em mundiais. Aqui você pode conferir uma matéria minha para o Jornal Bom Dia de Bauru sobre o time bauruense. Há equipes, jogadores e vontade. Basta colocá-los para treinar e se acostumar. Uma questão de tempo. 

Em todo caso, temos que ressaltar também que o Brasil já possuía uma Confederação Brasileira de Hóquei no Gelo, que era filiada à federação e regulamentava as disputas de hóquei inline. Mas com essa intenção da CBDG de montar sua equipe, ela entrou em litígio com a entidade anos atrás (você pode conferir aqui o relato ao blog do Alberto Murray Neto). Outra briga que pode ter custado a evolução brasileira em modalidades de gelo nos últimos anos.


1 Comentários

  1. Prezado Gustavo, o Hoquei como modalidade tem tipos variados de pratica a saber:

    1. Hoquei no Gelo - Olimpico
    2. Hoquei sobre Grama - Olimpico
    3. Hoquei sobre Patins - Nao Olimpico
    4. Hoquei Inline - Nao Olimpico

    No Brasil as entidades reconhecidas pelo COB para o desenvolvimento do Hoquei no Gelo e' a CBDG, ja no Hoquei sobre a Grama e' a CBHG.

    A entidade nacional que coordena no Brasil as modalidades de Hoquei nao Olimpico (Patins e Inline) e' a Confederacao Brasileira de Hoquei e Patinacao (CBHP). Esta participa dos Campeonatos Mundiais da FIRS (Federacao Internacional de Roller Sports).

    Precisamos informar ao publico que a CBDG nao "se apoderou" de nenhuma modalidade que pertencia a outra entidade. O contrario e' a verdade, pois certa entidade se achava dona do "Hoquei no Gelo". Esta Confederacao de Hoquei no Gelo que voce se refere nunca foi reconhecida pelo COB, na verdade ela se chamava Confederacao Brasileira de Hoquei Inline.
    No Hoquei no Gelo a CBDG e' filiada e reconhecida pelo COB e pela IIHF (Federacao Internacional de Hoquei no Gelo). Apenas queria clarificar isso pois ficou a impressao de que a CBDG tomou alguma coisa de alguem e isso nunca ocorreu. Temos boas relacoes com um novo grupo do Inline que demonstrou ter interesse numa parceria com a CBDG na participacao do Mundial IIHF de Inline. A CBDG vai apoiar este grupo pois este evento e' organizado pela IIHF.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem